Última aula da Pós em Segurança da Informação

Olá pessoal!

Hoje venho comentar com vocês sobre a noite de ontem, dia 09.06.2011.

Foi nossa última aula da Pós, fechamos com o módulo de Fundamentos Jurídicos de Segurança da Informação, professor Marcus Carvalho, Esp..

Mas o que gostaria de comentar é sobre o que uma pós proporciona a você, ou melhor, o que proporcionou a mim… 🙂

1. Networking ou Novos Amigos?

O que mais ouço de pessoas que fizeram pós é que o Networking é uma das melhores coisas que se obtém ao cursar uma pós. Fazer novos colegas na área, trocar experiências e quando precisar obter auxílio. Mas percebi que há algo muito melhor que o Networking, e se chama Amizade! Conhecer pessoas que em tão pouco tempo você passa a conhecer um pouco de sua vida, passa a ajudar no que for necessário e quando mais precisa, presta solidariedade como se fosse um irmão. Nesse ponto me sinto abençoado pois conheci pessoas que sei que hoje posso contar quando precisar.

2. Aprendizado ou Consolidação de idéias?

Uma das coisas mais bizarras que se enfrenta na pós é descobrir que você não está lá para aprender nada! Você está lá para consolidar idéias já existentes e para conhecer novos caminhos a serem traçados. Fico imaginando que realmente seria impossível aprender tudo em tão pouco tempo, queremos nada mais nada menos saber tudo que os nossos professores estão ensinando, sendo que eles dedicam a vida somente àquilo da qual está ministrando o módulo. Como exigir que tenho de aprender tudo o que 14 profissionais especialistas em suas áreas querem passar? A resposta é que não é possível, na pós consolidamos o que já sabemos e descobrimos novos rumos a serem tomados, é um livre arbítrio.

3. Um novo emprego ou novas oportunidades?

Muitos profissionais (inclusive eu!), ao se assegurar que irá cursar uma pós imaginam que com a Pós encontrarão um novo emprego e, obviamente, melhor. Porém o que percebi ao longo desta pós é que a Pós não me garantiu um novo emprego, não me fez ser chamado para entrevistas na área de segurança e muito menos fez com que o meu salário aumentasse. Na realidade me fez observar que existem novas oportunidades para mim no mercado de trabalho, me fez perceber que minha carreira pode tomar novos rumos a partir de agora, e dependendo da área de atuação a pós que cursei poderá me consolidar em certas empresas, da qual, poderei usar meu diploma como forma de confirmar meu esforço sem igual de sempre buscar a melhoria contínua dos nossos conhecimentos. Ou seja, a pós lhe dá a vara de pescar, então pesque seu próprio peixe!

4. Especialização ou Gestão?

Bem, esse tema é bastante polêmico e muito pessoal. Mas, saiba que uma pós pode não lhe ensinar como codificar, como inserir comandos ou até mesmo o que escrever em um documento. Uma pós de gestão lhe ensinará que códigos terão mais chances ou menos chances de atender a minha necessidade, quais são as funcionalidades de tal ferramenta e, principalmente, como um documento deve ser escrito. Ser gestor não é por a mão na massa! Ser gestor é saber escolher quais mãos são mais indicadas para aquela massa, e qual o resultado conseguirei obter ao final. Sabe, hoje existem tantas ferramentas no mercado, como se especializar em duas, três, várias cursando uma pós? Não seria mais interessante uma certificação da própria fabricante da ferramenta? Fica aqui a questão polêmica…

5. Professores especialistas ou conselheiros de profissão?

Uma das coisas que me chamou atenção e me levou a creditar meu investimento nessa pós foi ao ver que os professores são especialistas, mestres e doutores em suas disciplinas e que poderia obter muito conhecimento em sala de aula devido a isso. Infelizmente mais uma vez vi que as coisas estão muito longe de serem assim. Descobri que não preciso de professores especialistas, preciso de conselheiros que atuem na área e que podem me auxiliar a obter da forma mais eficiente o conhecimento que ele possui. Tive professores que foram especialistas em ler os slides e explicar de forma teatral como o assunto é abordado, mas sinto que aprendi mesmo foi com os professores que iam para a sala de aula preocupados em passar o assunto de uma forma que nós conseguíssemos entender, professores que só faltavam ajoelhar e implorar para nós alunos participar da aula e falar o que pensa e o que estava entendo sobre o assunto. Esses professores deixavam seus contatos, respondiam e-mails, indicavam livros, sentavam ao nosso lado olhando para o nosso trabalho e tirando nossas dúvidas. Aos professores especialistas o meu muito obrigado pelas aulas, agora aos professores conselheiros em minha carreira, foi realmente uma satisfação enorme um imenso prazer ser seu aluno, espero nos encontrarmos novamente seja em sala de aula ou no mercado de trabalho!

6. E agora?

Bem pessoal, agora tenho de ir pois todos todos nós da Pós-Graduação em MBA em Gestão de Segurança da Informação temos uma MONOGRAFIA pela frente, e como todos nós sabemos será o momento de mostrarmos do que somos capazes e de que nosso potencial vale mais do que o nosso conhecimento atual!

*UPDATE 20.12.2011: Consegui apresentar minha mononografia obtendo média 9.1! 🙂

Um abraço a todos os alunos que estiveram ao meu lado durante esse 1 ano de pós!

Atenciosamente,

Alex Feleol

6 Respostas para “Última aula da Pós em Segurança da Informação

  1. Concordo com você, principalmente quando se faz uma pós naquilo que você se indentifica.
    Muito bom seu post.

    Parabéns aos novos especialistas e sucesso na monografia!

    Abraços,
    Mircela Feleol

  2. Boa tarde, relamente Alex fizemos boas amizades e o nosso ciclo de amizade só aumentou para melhor,
    realmente a pós nos dá a chance de conhecermos o que é melhor e não de implementar, instalar e por a mão na massa. Alguns mestres acho que deixaram a desejar mais enfim acho que tiramos de alguma forma proveito do que foi ensinado ou só lido no slide, desde já obrigado Alex por ter dedicado este post para o término de nossa pós.
    Att: monteiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s