Criptografe seus dados com o TrueCrypt

Olá Pessoal!

Hoje venho apresentar à vocês o TrueCrypt, um aplicativo de código aberto para Windows, Mac e Linux que cria volumes criptografados que podem ser montados como unidades virtuais.


Esta aplicação tem a capacidade de criar discos virtuais encriptados (mesmo em Pen Drives) como se fosse um disco real. Pode encriptar uma partição do seu disco rígido ou um outro dispositivo de armazenamento como uma pen drive, hd externo e etc.

Encripta automaticamente em tempo real (on-the-fly) e de forma transparente. Possibilita dois níveis de proteção. Caso seja obrigado a revelar a senha, há uma segunda proteção na qual o acesso aos dados estará preservado.

Algoritmos individuais suportados pelo TrueCrypt são AES, Serpent e Twofish. Adicionalmente, cinco diferentes combinações de algoritmos cascata estão disponíveis: AES-Twofish, AES-Twofish-Serpent, Serpent-AES, Serpent-Twofish-AES and Twofish-Serpent. Usa RIPEMD-160, SHA-512 and Whirlpool como funções de hashing.

O programa trabalha da seguinte maneira: através de sua interface você pode criar uma partição “falsa”, ou seja, que pode ser aberta somente através do próprio aplicativo, e depois de aplicada a senha, o Windows Explorer também é capaz de encontrá-lo. Ao criá-la você define o tamanho, a senha e o tipo de encriptação que deve ser utilizado.

Como utilizar?

É muito fácil criar um novo “Volume”. A interface do aplicativo é amigável e fácil de se entender. Basta clicar em “Create Volume” e escolher a letra correspondente de qualquer drive disponível. Em seguida siga os passos e definições necessárias.

É muito importante prestar atenção. Isso porque além de um drive virtual o aplicativo também permite a encriptação de uma partição inteira existente, ou até mesmo de um pendrive. Assim você pode adequar a codificação de acordo com as suas necessidades e criar uma partição falsa para alguns documentos ou transformar todo um pendrive, por exemplo.

Para abrir os Volumes encriptados clique em algum drive disponível na tela inicial do aplicativo. Em seguida selecione o drive ou arquivo (no caso de partições falsas) e depois aperte o botão “Mount”. Depois basta digitar a senha e ele passará a ser visível.

Fontes: http://www.baixaki.com.br/download/truecrypt.htm & http://pt.wikipedia.org/wiki/TrueCrypt

Bem pessoal é isso aí! Ficam as dicas deste ótimo programa de código aberto.

Alex Feleol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s