Saiba tudo sobre o Hardware do seu computador ou notebook com o CPU-Z

Saudações!

Vamos aprender como verificar as configurações de Hardware do computador ou notebook que roda Windows?

CPU-Z é um software voltado a usuários que procuram obter detalhes a cerca do funcionamento e de cada componente que esteja instalado em seu computador. Não necessitando de instalação, o programa sempre foi uma referência entre os aplicativos utilizados pelos entusiastas que gostam de comparar seus itens de hardware.

CPU-Z é um programa de computador cuja função é identificar o processador, memória RAM e placa-mãe instalados e suas configurações e recursos:
– Processador, marca, modelo, geração, revisão, características, recursos, clock.
– Placa-Mãe, seu fabricante, data de atualização.
– Memória RAM, incluindo a marca, capacidade e tipo.

É compatível com os sistemas operacionais Microsoft Windows e o supera nas opções de detecção e identificação dos componentes, útil para identificá-los sem abrir o gabinete do computador. A capacidade de identificar as diferentes freqüências de processamento o torna uma ferramenta para overclock.

O programa não requer ser instalado, o que possibilita utilizá-lo diretamente de uma mídia removível em qualquer computador compatível.

Separado por abas

CPU-Z não permite que você realize nenhuma função, senão visualizar os principais dados dos itens do computador. Cada aba traz campos separados a respeito de diversos detalhes internos dos componentes, e o melhor é que tudo é medido em tempo real.

CPU

A primeira aba referencia-se ao processador, o item fundamental e que tem diversos valores que afetam o desempenho geral do micro. A primeira parte dessa aba mostra os itens gerais do processador, como nome, tecnologia de fabricação, a voltagem do núcleo, e as instruções que ele é capaz de executar.

CPU

O segundo bloco dessa aba exibe os valores das memórias internas e as velocidades principais do processador. Algumas das velocidades que ele apresenta são: a velocidade total, velocidade parcial e o valor do multiplicador.

Quanto à memória cache, o CPU-Z relata os valores dos níveis L1, L2 e L3 — sendo que o nível L3 só é exibido para os processadores que possuem tal nível.

Cache

Esta aba é um tanto irrelevante, visto que o CPU-Z já apresenta na aba CPU tais valores. Entretanto, para os aficionados por valores, a aba informa o modo como a memória cache está operando.

Mainboard

O CPU-Z também informa vários pormenores a respeito da placa-mãe (do inglês Mainboard). Tais detalhes apresentados nesta aba são úteis em casos de perda do CD de instalação da placa, pois ao conhecer o chipset é possível realizar o download dos drivers que a placa utiliza. Os detalhes que o software apresenta são: modelo do chipset, modelo da southbridge, slot disponível para placa de vídeo e o modelo da BIOS.

Memory

Evidentemente a aba Memory se refere aos dados dos módulos de memória presentes no computador. O CPU-Z exibe nos campos desta aba itens como: tipo da memória, velocidade da memória e tempos de atraso e latências.

Detalhes da memória cache

SPD

A última aba do CPU-Z só serve para informar em quais slots (encaixes) as memórias estão instaladas e qual a tensão (voltagem – valor informado em Volts) das memórias

Fontes: http://www.baixaki.com.br/download/cpu-z.htm & http://pt.wikipedia.org/wiki/CPU-Z

 

Segue um vídeo-tutorial explicando como instalar e utilizar o CPU-Z

 

Bem pessoal, é isso aí! Fica a dica desse super programa!

Alex Feleol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s