Olá PessoALL!
Hoje venho compartilhar os 3 modos de topologia wireless LAN principais para você utilizar como referência quando necessário.
A arquitetura IEEE 802.11 consiste de vários componentes que interagem para fornecer uma rede Wireless LAN que suporte a mobilidade de estações transparentemente para as camadas superiores.
Existem três maneiras de se configurar uma rede Wireless LAN. Basicamente, cada maneira é conhecida como uma série de serviços de rede e requer um conjunto diferente de hardware, tais maneiras são:
a) Independent Basic Service Set (IBSS) ou Ad-Hoc: No modo IBSS, também conhecido como Ad-Hoc ou rede ponto-a-ponto, as estações se comunicam diretamente umas com as outras. As limitações da camada física determinam as distâncias que as estações podem suportar. Essa rede atende a maioria das necessidades de usuários ocupando uma pequena área, tal como uma sala de escritório ou uma residência.
b) Extended Service Set (ESS): Este modelo é definido como dois ou mais BSS conectados por um sistema de distribuição wireless (WDS). Nesse modelo usuários podem se mover livremente de um BSS para outro sem perder a conexão lógica com a rede. Esse processo é conhecido como Roaming. Esse tipo de configuração atende a necessidades de grandes áreas de cobertura.
c) Basic Service Set (BSS) ou modo Infraestrutura: No modelo Basic Service Set (BSS), um ou mais dispositivos se comunicam com um único access point. Esse serviço também é conhecido como modo infraestrutura. Nesse modo, todo o tráfego wireless passa pelo access point e não há comunicam entre as estações.
Literatura recomendada: http://it.siit.tu.ac.th/~u5322791138/its323/wireless.html