Pedofilia Digital

seguranca-contra-pedofilia

Bem pessoal, é com satisfação que trago meu primeiro post no Sec4all, iniciativa de um parceiro e companheiro de ideologia em trazer conhecimento relacionado à Segurança da Informação para todas as classes.

Nesse post irei abordar sobre proteção contra pedofilia digital, de primeira instância deixemos o lado técnico e vamos nos focar num assunto que creio que é de grande valia para sociedade, apesar de não ser um assunto novo, ainda é pouco conhecido por muitos, principalmente de alguns anos para cá com o crescimento da Internet e Redes Sociais, descrevo isso com experiência nas palestras que ministro sobre o assunto e sempre vejo as pessoas se preocuparem quando toco no assunto ou abordo sobre seus diretos e deveres para com suas crianças.

Para inicio de conversa você já parou para pensar o que as crianças de vocês fazem na Internet? Você conhece os amigos e os hábitos delas? Limitou os horários de uso? Explicou o que pode e o que não pode? E o mais importante… explicou que a regra de não se falar com estranhos (aquela mesma que nossas avós passaram para nossos pais e que eles passaram para nós) deve ser regra no mundo virtual também?

Se sua resposta para alguns dos questionamentos foi não, então sugiro rever seus conceitos, reveja a criação de suas crianças, seja o melhor amigo delas, faça com que elas sejam suas amigas e o mais importante explique e tire todas as dúvidas delas, pois imposições propriamente ditas não darão certo para crianças da “Geração Z”, perguntas sem respostas são um ótimo prato para os “amigos virtuais”.

Fique atento para mais dicas de cuidados com suas crianças:

  • Usar o computador e a internet junto com a criança. Criar condições para que a criança lhe mostre os sites por que navega;
  • Instalar o computador em um cômodo comum da casa, ao qual todos tenham acesso;
  • Sempre que puder, verificar as contas dos e-mails das crianças;
  • Procurar saber quais os serviços de segurança usado nos computadores das escolas e das Lan Houses frequentadas por seus filhos;
  • Orientar seus filhos a não se encontrarem com pessoas que conheceram pela internet.
  • Instruir as crianças a não postarem fotos pela internet.
  • Ensinar as crianças a não divulgarem dados pessoais: idade, endereço e telefone em salas de bate-papo;
  • Dizer às crianças para nunca responderem a mensagens insinuantes ou agressivas
  • Explicar para as crianças os perigos da pedofilia na internet.
  • Conhecer os amigos que a criança faz no mundo virtual. Assim como podem surgir boas amizades, também podem aparecer pessoas com más intenções;
  • Explicar à criança que muitas coisas vistas na Internet podem ser verdade, mas também podem não ser.

Caso seja detectado qualquer crime nesse sentido, não hexitem em procurar a delegacia mais próxima de sua casa ou faça a denuncia através do “Disque 100”, telefone para denuncia de crimes de pornografia contra crianças e adolescente da Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Governo Federal (também é possível fazer a denuncia através do próprio site http://www.disque100.gov.br).

Espero que tenham gostado, caso queiram deixar algum comentário, sugestão ou elogio fiquem a vontade de fazer ao final da página, até a próxima!

wq!

Referências:

http://www.opiceblum.com.br/cartilha/

http://www.criancamaissegura.com.br/cartilhas.php

http://www.wavecorporate.com/noticias/pedofilia.htm

http://www.tecmundo.com.br/curiosidade/2391-o-que-e-a-geracao-z-.htm

10 Respostas para “Pedofilia Digital

  1. Ótimas dicas Pedro. É realmente muito preocupante o cenário atual.Sugiro,avançar neste tema indicando servicos ou ferramentas que possam ajudar a pais leigos a protegerem seus filhos.parabéns!

    • Oi Aldo… a ideia é essa mesmo! Já temos algumas idéias do que postar sobre esse assunto. Até o próximo post.

      Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s