Olá PessoALL!
Hoje venho conversar um pouco sobre como implementar tolerância à falhas e redudância em servidores DHCP.
O método é simples, utilizar o DHCP Split Scope presente no Windows Server 2008 R2.
Na empresa que trabalho atualmente estávamos apenas com um servidor DHCP baseado em Windows Server 2003 sem redudância e apresentando alguns problemas, pois o mesmo foi migrado de físico para virtual.
Devido aos problemas existentes e que surgiam no dia-a-dia decidimos “profissionalizar” o serviço de DHCP na empresa utilizando o DHCP Split Scope.
Dessa forma conseguimos migrar o servidor primário para Windows Server 2008 R2 e implementar o servidor secundário com o mesmo sistema.
O legal desta configuração é que as reservas e concessões também são replicadas e para evitar concorrência o delay do servidor secundário é incrementado.
Você também implementar o Split Scope por escopo criado, sendo assim você pode implementar a tolerância de várias localidades em um único servidor redudante por exemplo. O ideal é avaliar com calma o cenário e traçar a melhor estratégia para a sua empresa.
Seguem os links que utilizei como fonte de conhecimento, acredito que o passo-a-passo não é necessário replicar aqui, pois já está bem explicado abaixo:
http://technet.microsoft.com/en-us/library/ee405264%28v=ws.10%29.aspx
Fica a super dica!
Abraços!
Alex Feleol