Olá pessoal!
Hoje venho comentar um pouco sobre um assunto que é bastante discutido dentro do ambiente de trabalho, porém principalmente em sala de aula: como obter a certificação Microsoft?
Sendo assim, estarei listando aqui as dicas para se obter a certificação Microsoft:
0 – Escolha do exame
Pode parecer estranho, mas uma dúvida muito comum nasce justamente na hora de escolher o exame que deseja realizar. A minha recomendação é realizar o exame, da qual, você já tem afinididade. Se você já trabalha com o Windows Server 2008, busque essa cerificação. Não é porque a versão 2012 já saiu que você irá descartá-la. Lembre-se que a experiência no produto e a facilidade de realizar os labs conta bastante para alcançar o sucesso. De qualquer forma a Microsoft disponibiliza um roadmap com todas as cerificações disponíveis.
Exemplo de roadmap: http://download.microsoft.com/download/B/6/7/B6783ECC-2C82-4C76-AF39-52709D54D0F3/IT_Academy-CertRoadmap.pdf
1 – Treinamento oficial
O primeiro passo na minha opinião é realizar o exame oficial Microsoft, em um centro autorizado. Pois lhe garante o conhecimento base ministrado por um instrutor certificado e o moc do curso, da qual, possui a teoria e muitos labs.
Exemplo de treinamento oficial: http://www.microsoft.com/learning/en-us/course.aspx?ID=20410C&Locale=en-us
2 – Revisão do treinamento oficial
Após a realização do treinamento oficial, é comum que alguns labs não tenham sido concluídos devido ao curto tempo do curso. Talvez algum conceito não tenha fixado muito bem, portanto é neste momento em que você deverá revisar todo o conteúdo ministrado em sala de aula, incluindo teoria e os labs.
Você também pode utilizar Microsoft Virtual Academy para fazer a ponte entre o treinamento oficial e o começo para os estudos para o exame.
Segue link para o MVA: http://www.microsoftvirtualacademy.com/
3 – Exam Ref
Atualmente a Microsoft dispõe de uma série de livros preparatórios para o exame relacionado, antes chamados de Training Kit, porém agora são chamados de Exam Ref. São livros que direcionam o aluno que deseja realizar o exame, pois são muito mais aprofundados e divididos por área de conhecimento que será cobrado no exame.
Exemplo de Exam Ref: http://www.amazon.com/Exam-Ref-70-410-Installing-Configuring/dp/0735673160
4 – Labs
Os labs são de suma importância para fixar o aprendizado e principalmente para aprender na prática, além de colocar seus conhecimentos em uso na empresa. Dessa forma você consegue se diferenciar dos que estudaram somente para o exame, mas não sabem colocar nada na prática. É claro que a experiência e a oportunidade de trabalhar com pessoas da mesma área conta bastante, mas no dia que precisar você ao menos vai lembrar dos labs!
Uma vantagem no caso dos exames Microsoft é que você pode baixar as .isos ou os .vhds dos sistemas operacionais e produtos desejados e utilizar durante o período de avaliação.
Além disso, existem labs virtuais na internet que podem ser utilizados para aprendizado, são os chamados Microsoft Virtual Labs.
Segue o link para o MVL: http://technet.microsoft.com/en-us/virtuallabs/
5 – Simulados
E finalmente chega a hora de simular a realização do exame! Existem vários simulados no mercado, e se você seguiu esse passo a passo corretamente, você já se deparou com as questões do Exam Ref, mas é de grande importância que você treine de uma forma mais próxima a do exame, neste caso existem empresas recomendadas pela Microsoft onde você pode adquirir simulados muito próximos ao que será cobrado no exame, são elas: Kaplan SelfTest, MeasureUp e Transcender.
Existem várias outras empresas que prometem simulados como a TestKing e outras que prometem simplesmente dumps do exame, ou seja, copias descaradas das perguntas que cairão no exame a ser realizado. Porém nada é tão fácil quanto parece, no caso de dumps, existem muitas questões que simplesmente estão respondidas de forma errada. No site ExamCollection onde é vendido um aplicativo para desktops, tablets e celulares, também são disponibilizados dumps gratuitamente, contudo, já vi vários casos onde a questão está respondida de forma errada!
Por fim, realize o exame simulado e caso obtenha uma pontuação muita alta, provavelmente você já estará apto para realizar o exame.
6 – Mais dicas
- Estude até 3 horas por dia útil.
- Estude nos finais de semana até 4 horas por dia.
- Comece pelo exame mais fácil que atenda a sua necessidade.
- Simulados no celular ou tablet são muito úteis.
- Sempre que errar uma questão do simulado, revise imediatamente o assunto relacionado.
- Aproveite a promoção de second shot e faça a primeira prova sem medo algum, pois terá uma segunda chance.
- Caso precise de vários exames, opte por comprar o pack de provas.
- O site para agendar as provas é o da Prometric.
- Agende as provas para serem realizadas no dia em que você não terá nenhum outro compromisso importante (foco no exame).
- Existem cursos preparatórios para o exame, se você confiar no instrutor, faça-o.
- Colocar em prática, seja no trabalho ou nos labs, ajudam demais nas questões práticas.
- Estudar em grupo também é muito bom.
- Definir métricas de cronograma e datas também força você a manter o foco.
- Se é a sua primeira prova, esqueça a vida social (rsrsrsrs).
- Não decore questão de dump, você corre um risco muito grande de não passar, porém mesmo que passe, você será reprovado pelo mercado de trabalho.
Bem pessoal, essa é minha pequena contribuição para você que deseja obter a certificação Microsoft.
Fique à vontade para comentar, criticar ou tirar alguma dúvida abaixo!
Bons estudos e sucesso!
Alex Feleol
Pra quem está estudando pra certificação, tem um ótimo site com muito material em português no http://www.iheadgo.com .
Quem não conhece vale muito a pena dar uma olhada.
Fica a dica!
A dica é, estude o material oficial e depois faça bastante simulados que você irá passar, falo isso por experiencia própria..
Parabéns pelas certificações Roris!
Abraços!