Planejamento de metas

Olá PessoALL!

Hoje venho escrever um pouco sobre planejamento de metas para 2014.

CareerDevNada como a virada de ano para arrumar a casa e se organizar para melhorar a carreira!

Seguem algumas dicas que sigo sempre que cada ano se inicia:

1 – Tenha um objetivo definido a longo prazo:

Para muitos profissionais definir um objetivo a longo prazo é algo meio obscuro ou até mesmo bastante confuso. É comum não saber ou não ter certeza do que se deseja para a sua carreira profissional.

Contudo é de suma importância que você tenha esse objetivo traçado, por mais ao longo do tempo você venha a mudar.

No meu caso, meu objetivo profissional é liderar a equipe de segurança da informação de uma grande empresa, de preferência uma multinacional.

Ter objetivos paralelos mesmo que na vida profissional também é muito comum, ter dois ou três objetivos não é ruim, pois ao menos vocês tem um norte a seguir. Ruim mesmo é não ter objetivo!

Como objetivo profissional “paralelo” desejo obter o mestrado na área de segurança da informação e assim, elevar a qualidade das aulas que ministro e consequentemente minha remuneração no final do mês.

2 – Defina metas anualmente:

A cada ano que passa, você tem a chance de chegar mais perto do seu objetivo ou até mesmo alcançá-lo. É neste momento em que os passos que você irá seguir durante o ano devem ser friamente calculados.

O que você deve fazer para se aproximar do seu objetivo? Responda essa pergunta e ao mesmo tempo você irá estabelecer suas metas.

No meu caso, minhas metas para esse ano são: 1. Alcançar a certificação CEH, Network+ e MCSE.

Pretensioso? Talvez sim, mas são metas que ao meu ver são palpáveis e que terei de me esforçar muito para alcançá-las.

Definir metas simples de serem cumpridas ou que são impossíveis de serem vencidas, devem ser cuidadosamente analisadas antes de entrar em jogo.

3 – Tenha uma estratégia definida:

Criar metas como alcançar várias certificações em um mesmo ano pode soar pretensioso, porém com a definição das estratégias as coisas se tornam mais claras, e você pode perceber que é possível sim.

Sendo assim, expanda a mente e planeje agora o que você fará para alcançar suas metas. Talvez fazer um curso? Comprar um livro? Dedicar 2 horas por dia para estudar? Pense e repense.

No meu caso irei fazer o curso online (talvez na Clavis), comprar alguma literatura adicional, praticar no meu lab (Hyper-V) e por fim realizar os simulados (talvez do Transcender), sempre dedicando no mínimo duas horas por noite para estudos, inclusive nos finais de semana.

Perceba que a estratégia é simples também, mas deve ser definida e escrita para não ser esquecida ao longo do tempo, são várias metas ao longo do ano, você pode se perder.

4 – Monte seu laboratório:

Na área de TI é de suma importância ter conhecimento técnico, mesmo como gestor, possuir certo conhecimento técnico fornece subsídios para certas tomadas de decisão, principalmente no que diz respeito a prazos.

Sendo assim, monte um laboratório para você treinar as tecnologias em estudo. No meu caso tenho um notebook em dual boot via VHD com o Hyper-V instalado e mais um HD externo com as VMs disponíveis, atualmente com 12 instaladas.

Basicamente são utilizadas para reforçar os labs das aulas que ministro como MCT ou como Professor da Pós e também para treinar quando estou tirando uma certificação. Agora com os estudos para a CEH com certeza irei utilizar bastante esse lab. Monte o seu também!

5 – Seja disciplinado:

Acredito que a maior dificuldade para o cumprimento de metas seja a disciplina, pois infelizmente por muitas vezes nos deixamos levar pelos atropelamentos do dia a dia.

Contudo, é justamente a disciplina que separa vencedores de perdedores. Pode soar polêmico, mas vamos falar sinceramente, quem consegue cumprir metas e crescer na carreira de forma desordenada e sem planejamento?

6 – Tenha o hábito de ler:

Isso pode ser bastante básico, mas responda: Quantos livros você leu em 2013 que irão agregar valor para a sua carreira? É claro que não há uma resposta única, mas ao menos você saiu do zero?

Hoje percebo que muitos estudantes não possuem esse hábito, ou pior, há preguiça mental. Contudo, caso deseje alcançar suas metas, leia, mas leia bastante, pois só haverá ganhos.

Bem, se você leu o post até aqui, percebe-se que ler não é problema. Então, quem sabe você possa criar o hábito de escrever também?

Ficam as dicas! Sucesso!

Alex Feleol

3 Respostas para “Planejamento de metas

  1. Muito bom, acredito que colocando metas em nossa vida, conseguimos nos organizar….
    Parabéns pelo Artigo.. Muito bom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s