Conforme a tecnologia vai evoluindo e se tornando cada vez mais relevante para as pessoas, o investimento em TI ganha corpo.
Mas é necessário preparo para dar conta das exigências do mercado e, no caso dos gestores, conseguir fazer com que a equipe entregue resultados eficientes.
O Olhar Digital entrou em contato com dois especialistas do setor: Alexandre Souza, gerente de redes da Locaweb, e Antonio Loureiro, diretor-presidente da Conquest One, para listar características indispensáveis para uma equipe de tecnologia da informação. Confira as dicas:
- Estar atento às necessidades do mercado e buscar atualizar-se constantemente. O gestor pode apoiar nesse processo indicando cursos e certificações;
- O gestor pode atuar com feedback e o profissional, por sua vez, precisa ouvir. Esse retorno também pode vir dos seus colegas de trabalho e clientes, com dicas sobre os pontos de melhoria;
- Investimento em Coaching de grupo que pode ser emocionante, lucrativo e produtivo. O processo ajuda a compreender e lidar com grandes equipes, inclusive com a dinâmica psicológica dos indivíduos;
- Desafios. Profissionais de TI gostam de receber demandas que desafiem suas habilidades;
- Confiança. Uma equipe só consegue funcionar bem quando há confiança entre os membros e o líder, possibilitando que cada um entenda sua importância na engrenagem da empresa. É importante investir tempo para trabalhar esse item.
- Listas de tarefas bem definidas. O líder deve enumerar a importância de cada tarefa, fazendo com que o especialista entenda a importância de cada uma delas e se sinta motivado para realizá-la e finalizá-la com êxito;
- Não comprometer o tempo da equipe com reuniões desnecessárias. Todo profissional tende a perder a concentração na busca do seu objetivo. A reunião tem que ser rápida e objetiva;
- Enfatizar a importância da qualidade de vida e o tempo dedicado aos “hobbies” no tempo livre. É de extrema importância que neste tempo o especialista volte mais descontraído, leve, alegre e satisfeito ao trabalho;
- Procurar monitorar o tempo no trabalho. Por exemplo, dedique apenas algum tempo do seu dia para leitura de e-mails. Outra dica é destinar também alguns minutos pela manhã no planejamento de suas tarefas do dia.
- Não fique tanto tempo na frente do monitor. Realize pequenas pausas, pois muito tempo na frente do monitor tende a cansar a vista e, consequentemente desmotivar o profissional na busca do seu objetivo.
Perfil
Comprometimento e organização, no entanto, não resolvem todos os dilemas. Ter perfil adequado para comandar um time de TI e lidar com suas expectativas é essencial para ganhar sua confiança. Por isso, confira abaixo algumas recomendações básicas indicadas aos candidatos à vaga de gestor, elaboradas por Renata Blak, gerente da divisão de TI da Robert Half:
- Entendimento do negócio. Visão da TI estratégica e não mais operacional como no passado.
- Forte conhecimento de novas tecnologias. Entender como o avanço da tecnologia pode melhorar o negócio.
- Habilidade no relacionamento com clientes internos e fornecedores externos
- Senso de urgência e capacidade de priorização
- Gestão de custos e qualidade da operação e atendimento
Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/42056/42056