Srs, hoje venho comentar um pouco sobre o Windows Deployment Services.
Como vocês já devem conhecer, é um serviço já bastante antigo e também bem maduro, porém pouco utilizado nas empresas.
Nas empresas que trabalhei, sempre fiz questão de implantar um servidor WDS pela facilidade, organização e controle na implantação de imagens do Windows, seja Client ou Server.
Atualmente onde trabalho, implantei utilizando o Windows Server 2008 R2 e percebi inúmeras melhorias em relação as versões anteriores, da qual, já havia trabalhado.
Começando pela instalação e configuração do servidor que está muito mais simples e intuitivo, sem contar que o material (setup guide) disponibilizado no site da Microsoft esgota qualquer dúvida.
No link a seguir você tem basicamente tudo do que vai precisar: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc772106%28v=ws.10%29.aspx
Um outro ponto que melhorou demais foi na parte de captura das imagens, pois para imagens simples você pode utilizar o próprio WDS para efetuar a captura e o SYSPREP para generalizar o computador com a imagem base.
Perceba na imagem acima a opção de “Capture Image” onde você poderá designar um servidor WDS e uma unidade de armazenamento temporário para criar a imagem e depois efetuar o upload.
Outro ponto muito bom é a possibilidade da criação de grupos de imagem para os vários setores e atividades-fim da empresa, pois permite que você mantenha organizado o seu WDS por área de atuação da empresa, por exemplo.
Também é possível integrar drivers específicos de rede na imagem de boot para permitir que um hardware mais novo possa ser implantado via WDS.
Sem falar nos grupos de drivers gerais por equipamento ou outro filtro qualquer que você definir.
Você também pode integrar ao DHCP para efetuar o boot PXE e evitar discos de inicialização ou pendrives.
Realmente, o WDS se torna uma ferramenta indispensável a qualquer estrutura organizada e controlada de grande porte pelo simples fato da possibilidade de manter um único repositório para a implantação de sistemas operacionais.
Em breve postarei outras dicas de como manter a estrutura de imagens atualizada, um pouco sobre o MDT 2012, Windows AIK e sobre o System Center também.
Fontes: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc772106%28v=ws.10%29.aspx
http://blogs.technet.com/b/psilva/archive/2010/09/14/3355421.aspx
http://technet.microsoft.com/pt-BR/library/cc766320.aspx
Fica a super dica!
Abraços!
Alex Feleol




