CompTIA Security+ (Aproved)

Olá pessoal!

Hoje além de compartilhar a felicidade de ter sido aprovado no exame Security+ da CompTIA venho também dar as dicas que eu segui para obter a aprovação.

Security+_CE

São dicas simples e objetivas, porém bastante eficazes. Seguem:

Livro: Estudei somente por um livro, o livro do Yuri Diógenes (1a. edição), pois já havia comprado o livro a um bom tempo, porém utilizava como livro de consulta e não para estudar especificamente para a certificação.

Caso, você estude por este livro veja os complementos disponíveis no site dos autores e complemente conceitos em sites de referência. Sendo bastante sincero, eu usei muito o Wikipedia em inglês para ver conceitos de ataques como Pharming, Whaling e etc.

Link para o livro: http://www.securityplusbr.org/

Link exemplo para o Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Phishing

Vídeos: Assisti os vídeos do Prof. Messer que apesar de ser em inglês consegui absorver muita coisa. Talvez você tenha a mesma dificuldade que eu tive em entender o inglês dele, mas com o tempo vai se acostumar ou ficar sem entender mesmo, aconteceu comigo. =(

O site a seguir contém o index dos vídeos que estão hospedados no youtube, sendo assim você pode baixar para colocar no celular e assistir em horários ociosos ao invés de ficar sem fazer nada ou perdendo tempo em redes sociais… 😛

Tem também os vídeos do próprio Yuri Diógenes sobre algumas questões e análise das mesmas, simples porém muito interessante!

E por fim o vídeo webcast também do Yuri Diógenes feito pela Clavis, com certeza vale a pena conferir também.

Link para os vídeos do Prof. Messer: http://www.professormesser.com/free-comptia-security-training/security-plus-videos/

Link para os vídeos do Yuri sobre questões da prova: http://yuridiogenes.wordpress.com/2012/01/16/autor-e-revisor-tcnico-anunciam-promoo-certificao-security-para-todos/

Link para o vídeo webcast do Yuri sobre o exame: http://www.blog.clavis.com.br/webinar-15-certificacao-comptia-security-yuri-diogenes/

Exame: Sobre o agendamento do exame deve ser feito pelo site da Vue com pagamento via cartão internacional e para mim o exame custou 284$ e ainda tem o IOF do cartão de crédito, então não se assuste com o custo para obter essa certificação.

O exame pode ser realizando tanto em inglês quanto em português sendo que, quando em português a tradução não é tão boa, porém há um botão para mostrar a pergunta no formato original em inglês, o que ajuda bastante!

Porém escolhi o idioma em inglês, pois assim tenho 30 minutos adicionais, pois segundo a CompTIA esse tempo adicional é cedido pois você não está realizando o exame na sua língua nativa, e assim teria um delay na tradução. Isso me ajudou bastante, pois usei quase 20 minutos desses 30 adicionais para a  revisão do exame.

Contudo, se você não tem afinidade com o inglês, faça em português mesmo!

Quanto ao número de questões pelo que coletei em fóruns, é variável podendo chegar a até 100 questões. Contudo no meu exame foram apenas 75 questões.

Quanto ao score do exame você precisa obter 750 pontos e a pontuação máxima é de 900, eu sinceramente não entendi muito bem como funciona essa pontuação então não quis me ater muito à isso, a intenção sempre foi gabaritar a prova mesmo sabendo que isso seria praticamente impossível para mim. Mas fui bem pois consegui fazer 872 pontos, o importante é aprender e passar, né? =)

O formato da prova é parecido com os da Microsoft, onde você pode navegar entre as questões, pode marcar para revisão posterior ou até mesmo pode pular para responder depois. Existem questões simuladas e objetivas também lembrando as da Microsoft. Sendo assim, se você já realizou alguma outra não perceberá diferença alguma.

Simulados: Existem inúmeros simulados na internet desde os consagrados como o Transcender até os gratuitos e desconfiáveis da ExamCollection, o que irá diferenciar será o seu poder aquisitivo e sua capacidade para detectar erros nesses simulados gratuitos. Quanto aos dumps, percebi que essa prova não possui tantos, pois estudei por simulados dos dois sites e na hora da prova tive apenas umas cinco questões idênticas. Sendo assim, tem de estudar pesado e o livro do Yuri é a base recomendada, sem que ele mesmo possui inúmeras questões simuladas!

Mas quero ressaltar outra coisa quando se fala de simulado, nesta prova foi a primeira vez que estudei por simulados no celular e vi que foi um diferencial muito grande no processo de aprendizagem, pois praticamente em qualquer lugar pude abrir os apps com questões simuladas e estudar! Então fica a dica para você usar esses apps no celular para ajudar nos estudos além de levar consigo os vídeos relacionados.

Mais dicas: Sinceramente, não encontrei nenhum blog ou post com todas as informações que gostaria de obter, talvez por isso decidi escrever este, porém vale ressaltar o post do Luciano Lima sobre este exame, pois foi através dele que descobri os vídeos do Prof. Messer e li novamente o livro do Yuri com uma nova dinâmica.

Link para mais dicas: http://www.lucianolima.org/aprovado-no-exame-comptia-security/

Bem pessoal, ficam as dicas para este exame, espero que você tenha sucesso também e caso tenha alguma dúvida favor postar aqui e se eu puder ajudar, o farei com satisfação.

Abraços!

Alex Feleol

 

7 Respostas para “CompTIA Security+ (Aproved)

  1. Não sei se vcs já conhecem ,mas há ótimos simulados no http://www.iheadgo.com pra quem está estudando para certificação Comptia. Tem até bons simulados português outros nem tanto, mas enfim…

    PMBOK 5, COBIT, SQLSERVER, ITIL, WINDOWS SERVER, CCNA, .Net….

    Vcs já viram? O Site está no link abaixo:

    http://www.iheadgo.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s