A área de TI é a minha vocação?

Olá pessoal!

Nada como um post novo para ajudar quem está pensando em ingressar na área de TI.

São algumas dicas para testar a sua vocação para a área de tecnologia da informação.

1. Faça o que você quer!

Desde os primórdios é comum seguirmos a carreira que os nossos pais desejam ou até mesmo darmos prosseguimento nos negócios ou na carreira dos pais. Muitos advogados, engenheiros e médicos nasceram desta forma. Com TI não é tão diferente assim, porém a influência vem de amigos, professores, celebridades da mídia e etc. Antes de se imaginar como um Steve Jobs, um Bill Gates ou até mesmo o Linus Torvalds saibam que eles ralaram muito mesmo para chegar onde está e são ícones da área. 1 em 1 milhão.

Não tome decisões baseadas por pressão dos pais, influencia dos amigos e muito menos por celebridades da mídia. Tome a decisão pelo que você quer para você!

Saiba que quando fazemos o que realmente gostamos os espinhos do dia-a-dia se tornam desafios a serem vencidos e não obstáculos que nos levam ao chão. Se você não quer realmente seguir a área de TI, nem comece, pois no primeiro fim-de-semana-de-upgrade-do-sistema você deixará essa área de cabelos em pé.

2. A motivação está dentro de você.

É muito comum ver professores motivando os alunos, pais empurrando seus filhos e amigos quase que entimando outros amigos a seguir uma profissão. Infelizmente isso não funciona dessa forma. A motivação está dentro de você então se olhe no espelho e pense assim, estou iniciando na área de TI porque o fulano está me motivando ou porque eu que estou correndo atrás?

Se a resposta for você, ótimo! continue lendo este post e saiba que ao menos você está fazendo algo motivado pelo seu coração.

3. Faça um teste vocacional

Infelizmente o nosso cérebro e o nosso coração podem nos pregar peças sem o mínimo de bom senso. É muito comum encontrarmos profissionais com anos de profissão desgostosos com a área porque simplesmente passou o modismo dentro de si. Então cuidado com você mesmo, as vezes agimos com o emocional e infelizmente isso é passageiro.

Sendo assim, recomendo que você consulte uma psicóloga e faça um teste vocacional, mas para ajudar abaixo alguns testes online e gratuitos para você:

Cyber Careers: http://www.nwcet.org/programs/cybercareers/students/test/iquiz/intquizstep1.aspx

O Gestor: http://ogestor.eti.br/teste-vocacional-qual-profissao-seguir/

4. Lembre-se!

A área de TI tem suas partes ruins, querendo ou não existem momentos em que você irá se deparar com situações em que você é o cara que tem de resolver o problema, e para resolver terá que ficar até mais tarde, realizar um acesso remoto de madrugada ou sacrificar um final de semana trabalhando. No início até reconheço que tudo é festa, porém com o passar do tempo, quando você constitue uma família, você percebe que todo o tempo fora do trabalho é muito mais precioso do que antes. Mesmo assim, saiba que ainda terá uma responsabilidade tremenda para a empresa em que trabalha e haverá momentos em que noites se tornarão dia e domingos parecerão segunda-feira.

5. Saiba que

A área de TI exige muito cálculo matemático e muita lógica de raciocínio, independente da sua especialidade. Por mais que você não aplique diretamente cálculo na sua área de afinidade, em background com certeza estará aplicando, nem que seja alguma lógica de matemática discreta.

É necessário muito estudo e dedicação para cursar a graduação e seguir em uma pós. O que dirá de um mestrado e um doutorado? Então saiba que terá de ser muito paciente e extremamente dedicado aos estudos!

6. Sim, é uma área espetacular.

Bem, para finalizar esse post, dou um testemunho de vida. Este ano completo 10 anos na área de TI, sempre atuando na área de infraestrutura. Comecei como auxiliar de suporte técnico sem curso algum na área, apenas com os conhecimentos que aprendi com uma coleção de banca de revista e o site do clubedohardware.com.br e guiadohardware.net, cresci prossionalmente, fiz inúmeros cursos, conquistei certificações, veio a graduação e recentemente concluí a pós em segurança, consequentemente um cargo de gestor de infra bateu a porta e hoje excerço uma função cuja as resposabilidades são inversas, não dependo mais do meu conhecimento técnico e sim da minha capacidade de motivar e extrair o máximo de cada membro da equipe. Sou cobrado hoje pelo conhecimento focado aos negócios da empresa em que trabalho, se esse investimento terá o retorno esperado ou se aquela implantação realmente trará o resultado desejado. Mas, no fundo no fundo, eu me sinto realizado e com ânsia por mais. Saber que você tem capacidade de melhorar os serviços oferecidos para o cliente da sua empresa, que você pode ajudar seus amigos e sua família em assuntos ligados a tecnologia é realmente muito gratificante!

É uma área onde você está na ponta do iceberg no que diz respeito à evolução dos serviços oferecidos no mundo, na forma em que a informação trafega para qualquer lugar e para qualquer pessoa, onde você está além da imaginação e, mesmo assim, amanhã pode se tornar realidade! É de fato uma área onde desafios não faltam, e todo dia surge um novo desafio, uma nova versão, um novo algoritmo, um novo paradigma, uma nova forma de enxergar o mundo, é simplesmente mágico, ou melhor, tecnológico. É a área de Tecnologia da Informação – TI. 🙂

Posts relacionados:

http://carreiradeti.com.br/profissional-de-ti-esta-e-a-sua-vocacao/

http://dominioti.wordpress.com/tag/teste-vocacional/

Abraços pessoal! E muito sucesso na área!

Alex Feleol

16 Respostas para “A área de TI é a minha vocação?

  1. ola
    tenho um interesse muito grande em ingressar na area de ti.
    desde que criança,sempre tive uma familiaridade por mexer com coisas eletronicas
    celulares,computadores, programas de computadores.
    gostaria de saber qual curso fazer,para começar a aprender mas dessa area…
    um curso de começo mesmo,.
    eletroeletronico,automoçao ?
    envolve esse area ?
    gostaria de uma opniao, desde ja agradeço.
    se poder me responder por e-mail.

      • ola amigo
        eu tenho curso de hardware,informatica o basico,eo avançado
        gostaria de saber se seria uam boa eu fazer facu de ti ja
        ou fazer um curso de inicializaçao.
        obg

      • Olá Jackson! Neste caso recomendo você fazer o curso da CompTIA A+.
        E se possível iniciar uma faculdade de Engenharia da Computação em seguida.
        Assim você já poderá ingressar no mercado de trabalho e garantirá um futuro dentro de +- 4 anos.
        Porém são apenas dicas, antes de iniciar algo que influencie na sua carreira, avalie bem e só faça se estiver seguro do que quer.
        Espero ter ajudado! Sucesso e abraços!

  2. OLA ALEX !
    MEU NOME: E FABRICIO ESTOU QUERENDA FAZER UM CURSO DE CERTIFICAÇÃO EM FURUKAWA FIBRA OPTICAS,GOSTARIA DE SABER SUA OPINIÃO SOBRE O CURSO E SI É O MELHOR PARA O MERCADO DE TRABALHO,NA AREA DE TI ESSA AREA EA QUE MAIS ME IDENTIFICO.

    • Olá Roger,
      Minha opinião é que o Curso de F.O. da Furukawa é o ideal para quem deseja atuar nesta área.
      Porém ele tem pouca prática, então você terá que compensar a falta de prática atuando em alguma empresa da área.
      Não esqueça que após o curso tem a prova de certificação!
      Abraços!
      Alex Feleol

      • ALEX ME DE UMA OPINIAO PARA ENTRAR NO MERCADO DE TRABALHO.QUAL MELHOR CURSO PARA FAZER GOSTO DESTA AREA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO.
        NUNCA TRABALHEI NO RAMO POR ISSO TANTA DUVIDA.
        QUAL O MELHOR CURSO A TAR FAZENDO. ME DE UMA DICA.

        GRATO E MUITO OBRIGADO ALEX.

  3. Ola Alex,
    Estou prestes a fazer um curso de gestão de TI, bom, eu adoro essa coisa toda de tecnologia, computadores, celulares (sei que abrange muuuito mais que isso) , porém oque tenho é apenas curso básico de informática (o básico do básico) , estou com medo de me sentir meio perdida com relação aos alunos, afinal eu sei oque o curso vai ensinar, mais não sei quase nada sobre o assunto, mais o pouco que sei me fez pensar em escolher a área, porque além de ter um futuro promissor por ser uma área de bastante procura (e falta), acredito que seria o ideal e mais apropriado pra mim.
    Na sua opinião eu estou “caindo de paraquedas” em uma área que talvez não seja a minha?
    Sou auxiliar administrativa e trabalho bastante com computadores (coisas básicas).

  4. Para os iniciantes ou futuros iniciantes sinto informar mas NÃO VC náo ira cursar uma faculdade em Ti e sair ganhando 5k por mês, como citado no post vai exigir muito conhecimento e contínua atualização, porém posso afirmar que amo o que faço sou Analista de Sistemas ,atualmente trabalho com COBOL ,mas já atuei com Java e algumas outras plataformas, tenho somente 23 anos e posso afirmar q Ti é área em quem para se obter crescimento depende exclusivamente do seu esforço e empenho,passei por alguns “preconceitos” , por ser uma das poucas mulheres que optaram por entrar nesse mundo (porém isto vem mudando bastante ultimamente)mas passaria tudo novamente ,fazer o que realmente ama é sempre o melhor caminho.

    • Concordo em gênero, número e grau com a Juliana!
      A faculdade é de suma importância, principalmente para cargos de análise e coordenação.
      Futuramente é necessário uma pós graduação para subir mais.
      Porém, isso não quer dizer que ao concluir isso irá acontecer.
      Depende do momento, da empresa e da oportunidade certa.
      🙂

  5. Olá, passei no processo seletivo para o curso Bacharelado em Sistemas de Informação. Procurei a área devido o fato de ser a única opção mais parecida com gestão oferecida em faculdades públicas aqui em meu municipio, e também por eu já ter um curso Técnico em Logística, area em que cada vez mais se usa a informação para o funcionamento e competitividade das empresas no mercado de trabalho.
    Mas estou ingressando no curso sem nenhum conhecimento de programação, você acha que essa é uma boa opção pra mim, ou devo esperar uma oportunidade numa vaga de gestão? Será que conseguirei acompanhar o curso durante o decorrer do semestre ou devo primeiramente fazer um técnico ou um treinamento antes de ir pro nível superior? Durante o curso de Logística gostei muito da área de pesquisa operacional, com minha possível formação em SI será uma boa saída fazer mestrado na área de PO?

    • Matheus,
      Se você gosta da área de informática, apesar das dificuldades você conseguirá cumprir o curso sim.
      Unir logística com informática poderá transformá-lo em um ótimo programador/analista na área, principalmente em Warehouse Management (WM).
      Complemente seu conhecimento com cursos avulsos, comece pelos cursos online gratuitos que você encontra na Web.
      Boa sorte e sucesso!
      =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s