Saudações a todos!
Hoje venho comentar um pouco sobre o Kali Linux! O sistema operacional linux voltado para pentesting que substituiu o já saudoso BackTrack (já sinto saudades!).
Bem, antes de mais nada surge a primeira pergunta, porque mudar?
Para não ser redundante a resposta pode ser encontrada aqui: http://www.backtrack-linux.org/backtrack/kali-a-teaser-into-the-future/
E aqui: http://www.backtrack-linux.org/backtrack/kali-linux-has-been-released/
O resultado foi uma distribuição baseada em Debian (na minha opinião a melhor para servidores ao lado do Red Hat) e que se mostra apesar de nova, bastante madura, pois carrega consigo todo o corpo de desenvolvedores e o core do BackTrack, seus aplicativos e muito mais!
Como não poderia ser diferente, um novo portal específico para essa distribuição foi criado: http://www.kali.org/
Após análise rápida da ferramenta criei um pendrive bootável com as dicas deste documento oficial: http://docs.kali.org/installation/kali-linux-live-usb-install
Na verdade, falando de documentação oficial, não deixe de passar horas aqui: http://www.kali.org/official-documentation/
Inicialmente o tap do touchpad não foi detectado no meu notebook, mas nada que na opção System Settings -> Mouse -> Touchpad se resolva.
O que gostei também é que o driver da placa de rede wireless, assim como o driver de vídeo foram reconhecidos perfeitamente.
Várias ferramentas novas foram adicionadas, inclusive o Metasploit Framework vem com uma base pré-carregada.
O snort não veio por padrão, então se você quiser, terá de instalar manualmente.
O que chama muito atenção é que esta distribuição possui versão para diversos dispositivos, como por exemplo, para Tablet Samsung Galaxy Note 10.1 (N8000) .
Bem pessoal, inicialmente é isso.
Com o passar do tempo vou postando dicas sobre o Kali Linux, pois pretendo já na próxima matéria que irei ministrar utilizá-lo no lugar do BackTrack.
Afinal, temos de evoluir, né? 🙂
Abraços!
Alex Feleol
pelos seus testes e como um especialista em segurança essa ferramenta veio evoluir mesmo,abraço professor….
Abraços Carlos!
🙂