Checkplaca, aplicativo para celular e computador lançado pelo Ministério da Justiça para identificar carros roubados.
Olá Pessoal!
Hoje apresentando e ajudando a divulgar esse aplicativo que poderá revolucionar a forma como um carro roubado é encontrado!
Achei a idéia muito interessante e o aplicativo bastante simples e prático.
Lançado pelo Ministério da Justiça o aplicativo já está sendo reconhecido como um sucesso na busca por carros roubados.
Com o Checkplaca, o cidadão pode verificar se qualquer veículo é furtado ou roubado. Basta digitar a placa para o aplicativo informar o modelo, as características e situação do carro na base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Sinesp).
Quando o aplicativo detecta algo irregular, o sistema avisa e dá a opção de o usuário ligar, sem ter que se identificar, para a polícia, que manda uma equipe ao local para verificar a situação. O aplicativo também é utilizado pelas forças policiais. Gratuito, o programa está disponível para dispositivos como os sistemas operacionais IOS (Apple) e Android.
O Ministério da Justiça informou ainda que 50 veículos foram recuperados graças ao aplicativo, com média de um por dia. Mais de 5 milhões de consultas já foram feitas, com média de 150 mil diariamente. Em 2012, foram furtados 248.755 e roubados 203.844 veículos. Segundo o ministério, os números de 2013 ainda não estão fechados.
Fica a dica!
Alex Feleol